Created with Sketch. Created with Sketch.

Regulamento AMLM 2022/2023

Consulte o regulamento da iniciativa A Maior Lição do Mundo, Edição 2022/2023.

Educação + 3

3-6 anos de idade + 3

Transformar a Educação | AMLM 2022/2023

Em 2015, os líderes mundiais concordaram com 17 Objetivos Globais (oficialmente conhecidos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS). Estes objetivos têm o poder de criar um mundo melhor até 2030, pondo fim à pobreza, combatendo a desigualdade e enfrentando a urgência das alterações climáticas.

Educação + 2

3-6 anos de idade + 3

Dia Universal dos Direitos da Criança

O Dia Universal dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de novembro, visa consciencializar para a situação das crianças do mundo e promover o seu bem-estar e desenvolvimento. É um dia de ação e sensibilização mundial para todos os assuntos que afetam diretamente as crianças. É um dia para as crianças e para o seu futuro.

Direitos da Criança

3-6 anos de idade + 1

#SAY HI – Um mundo melhor

A campanha #SayHi é um projeto que promove a amizade, a inclusão e a aceitação da diferença entre as crianças. Uma iniciativa anti bullying, para termos crianças mais felizes, escolas mais saudáveis e, claro, um mundo melhor.

Educação + 2

Sem Idade

As maiores dúvidas das crianças

Esta atividade pretende estimular a reflexão e desenvolver a consciência emocional das crianças, essencialmente no que toca à atualidade. Abrir um espaço de conversa e partilha, mesmo sem respostas imediatas, pode ajudar a diminuir as angústias e inseguranças das crianças e dos jovens em relação ao que está a acontecer no mundo.

Educação + 2

3-6 anos de idade + 3

Saúde Mental – a escola como lugar seguro

A UNICEF Portugal disponibiliza um conjunto de orientações para a promoção da saúde mental no espaço escolar, reforçando que os professores estão entre as pessoas mais influentes na vida dos jovens, com enorme potencial para dar o seu contributo positivo para a promoção e proteção da saúde mental.

Educação + 2

7-10 anos de idade + 2

Escola para todos

Como podem as crianças contribuir para tornar a educação mais equitativa e de qualidade? Esta atividade faz parte de um conjunto de quatro, que podem ser realizadas em sequência ou de forma isolada. O objetivo geral deste conjunto de atividades é empoderar as crianças e os jovens a serem protagonistas na resposta à crise mundial na educação.

Educação

7-10 anos de idade + 1

Orientações para a prevenção do abandono escolar

Como podemos contribuir para tornar a educação mais equitativa e de qualidade? A UNICEF Portugal disponibiliza um conjunto de orientações para a prevenção do abandono escolar e apresenta sugestões sobre como contribuir para travar este problema social, enquanto professores, educadores ou outros profissionais educativos.A Educação para todas as crianças tem de se tornar uma realidade.

Educação

7-10 anos de idade + 2

Regressamos juntos

Ao regressar às aulas para um novo ano letivo, esta atividade convida as crianças e os jovens a identificarem e valorizarem os diferentes intervenientes na sua comunidade escolar, levando-as a compreender a importância de relações interpessoais positivas para uma escola com ambiente harmonioso, promotor do bem-estar.

Educação + 1

3-6 anos de idade + 3

Na sala da Maria

O direito à alimentação, à saúde ou à educação são tema de conversa na sala da Maria.Este vídeo apresenta, de forma lúdica e pedagógica, os Direitos da Criança e como estes podem ser vividos no dia-a-dia. O vídeo termina com um jogo sobre os direitos humanos, para os educadores que queiram aprofundar este trabalho.

Direitos da Criança

3-6 anos de idade

Manual de Apoio à Prática

O Manual apresenta os fundamentos e experiências práticas de Escolas pelos Direitos da Criança, convidando as comunidades educativas a integrarem esta rede de escolas empenhadas na realização dos direitos da criança.

Educação

3-6 anos de idade + 3

UNICEF – A situação na Ucrânia

A guerra na Ucrânia causou um impacto devastador na vida e no bem-estar das crianças e das famílias. A exposição prolongada a cenários de conflito tem impacto imediato e a longo prazo na saúde das crianças e no seu desenvolvimento. Mulheres e crianças correm o risco de violência baseada no género quando fogem das suas casas em busca de abrigo – quer no interior, quer no exterior do país.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Vamos falar de Paz

Esta atividade alerta e sensibiliza a comunidade educativa para a situação delicada que as crianças ucranianas e russas, que estão em Portugal, possam estar viver devido ao conflito entre os dois países.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Atividades Solidárias – A nossa escola apoia a UNICEF

Este recurso sugere várias atividades solidárias que podem ser desenvolvidas pelas escolas, que possam contribuir para a ajuda humanitária e a proteção às crianças e famílias da Ucrânia.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Teia de conflitos

A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre as atitudes e as emoções associadas a situações de conflito e incentivar comportamentos de paz e respeito para com os outros.

Segurança e paz

7-10 anos de idade + 2

A história de Sofia – o que farias?

A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a influência do grupo e o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de argumentar e interagir com tolerância e empatia em contextos de partilha e colaboração.

Relacionamento interpessoal

11-14 anos de idade

A história de Malak

A atividade tem como objetivo apresentar a história de crianças que fogem da guerra e aprofundar atitudes e comportamentos assentes na solidariedade para com os outros, tolerância, respeito e diversidade cultural.

Refugiados e migrantes

11-14 anos de idade

Cuidar da nossa saúde

A atividade tem como objetivo identificar formas de como é que se pode cuidar da nossa saúde no dia a dia.

Saúde e Bem-estar

3-6 anos de idade + 1

A caixa dos temas

A atividade tem como objetivo identificar as áreas de interesse e preocupação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de análise, diálogo, negociação, planeamento e tomada de decisão.

Participação

7-10 anos de idade + 2

Dizer não ao preconceito e à discriminação

A atividade tem como objetivo incentivar a atitude crítica relativamente a formas de discriminação na sociedade e incentivar o respeito e valorização pela dignidade humana.

Não discriminação

11-14 anos de idade + 1

A árvore da família

A atividade tem com objetivo refletir sobre o conceito de família e reconhecer e valorizar a diversidade familiar e as suas várias formas.

Família

7-10 anos de idade + 2

Reconhecer as emoções

A atividade tem com objetivo abordar a importância das emoções e a capacidade das crianças reconhecerem, expressarem e gerirem emoções.

Emoções

11-14 anos de idade

A interdependência dos direitos

A atividade tem como objetivo introduzir os direitos da criança e demonstrar como estes estão relacionados e são interdepententes.

Direitos da Criança

7-10 anos de idade

“Pensa mais Alto” – Ação Coletiva pelo Clima

Esta atividade demonstra o papel que as crianças podem desempenhar numa Ação Coletiva pelas alterações climáticas, incentivando-as a desenvolver e a apoiar atividades pela defesa do clima.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

Desdobrável da Convenção sobre os Direitos da Criança

Desdobrável ilustrativo dos Direitos da Criança que apresenta os vários artigos da Convenção numa linguagem simples e clara destinada a todas as crianças.

Educação + 10

3-6 anos de idade + 3

Poster da Convenção sobre os Direitos da Criança

Poster ilustrativo dos Direitos da Criança que apresenta os vários artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança numa linguagem simples e clara destinada às crianças.

Educação + 10

3-6 anos de idade + 3

Convenção sobre os Direitos da Criança

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) é o documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças.

Educação + 10

3-6 anos de idade + 3

Registe-se para aceder a conteúdos exclusivos.

O registo e conteúdos exclusivos são gratuitos.