Created with Sketch. Created with Sketch.

Do meu ponto de vista

A atividade tem como objetivo demonstrar como estereótipos e interpretações subjetivas interferem na comunicação e perceções sobre outra pessoa.

Não discriminação

Sem Idade

Reunião ao Intervalo pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (diapositivos)

A atividade «A Reunião ao Intervalo pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» foi desenvolvida para ajudar a criar um momento de reflexão sobre a primeira metade dos ODS (2015 – 2023) e ajudar os alunos/as a encontrarem estratégias e a agirem nos próximos anos (2023 – 2030). A finalidade é ajudar os alunos/as a imaginarem como será o mundo, quando e se todos os ODS forem alcançados. Apresentação powerpoint de apoio ao Plano de Sessão.

Direitos da Criança + 2

7-10 anos de idade + 1

Reunião ao Intervalo pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A atividade «Reunião ao Intervalo pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» foi desenvolvida para ajudar a criar um momento de reflexão sobre a primeira metade dos ODS (2015 – 2023) e ajudar os alunos/as a encontrarem estratégias e a agirem nos próximos anos (2023 – 2030). A finalidade é ajudar os alunos/as a imaginarem como será o mundo, quando e se todos os ODS forem alcançados.

Direitos da Criança + 2

7-10 anos de idade + 1

Sê um Fact-ativista! (diapositivos)

Na atividade «Sê um Fact-ativista! Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» os alunos/as são convidados a elaborar um cartaz ou uma infografia utilizando dados sobre um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) escolhidos por eles. Apresentação powerpoint de apoio ao Plano de Sessão.

Direitos da Criança + 2

11-14 anos de idade

Sê um Fact-ativista! Folha de dados

Na atividade «Sê um Fact-ativista! Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» os alunos/as são convidados a elaborar um cartaz ou uma infografia utilizando dados sobre um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) escolhidos por eles. A Folha de Dados disponibiliza dados atuais sobre os 17 ODS.

Direitos da Criança + 2

Sem Idade

Sê um Fact-ativista! Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na atividade «Sê um Fact-ativista! Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» os alunos/as são convidados a elaborar um cartaz ou uma infografia utilizando dados sobre um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) escolhidos por eles. Mas primeiro, devem refletir sobre a importância dos dados e, de seguida, selecionar um conjunto de dados que os inspire a tomar medidas para alcançar os ODS.

Direitos da Criança + 2

11-14 anos de idade

Regulamento AMLM 2023/2024

Consulte o regulamento da iniciativa A Maior Lição do Mundo, Edição 2023/2024.

Direitos da Criança + 2

Sem Idade

As Competências Digitais na promoção dos Direitos da Criança

A atividade tem como objetivo conhecer demonstrar que as competências digitais fortalecem as oportunidades de influenciar a sociedade, e que podem ser utilizadas para a promoção dos Direitos da Criança.

Direitos da Criança

11-14 anos de idade

De Casa Para o Mundo

A atividade tem como objetivo reconhecer e valorizar a importância do direito a estar seguro e protegido, em situações de guerra ou conflito.

Direitos da Criança + 1

11-14 anos de idade

Sentir a Exclusão Social II

A atividade tem como objetivo promover a integração positiva de crianças migrantes no contexto educativo.

Refugiados e migrantes

11-14 anos de idade

Sentir a Exclusão Social

A atividade tem como objetivo sensibilizar para a inclusão social no contexto educativo.

Refugiados e migrantes

11-14 anos de idade

Guia para Escolas | Tenho Voto na Matéria

Este Guia para as Escolas pretende apoiar o preenchimento do inquérito “Tenho Voto na Matéria” da UNICEF Portugal e aprofundar a reflexão sobre direitos humanos, participação, cidadania e democracia.

Direitos da Criança + 1

11-14 anos de idade + 1

Plano de Ação

O Plano de Ação, enquanto documento orientador do Programa Escolas pelos Direitos, deve ser construído com a participação de todos os intervenientes (crianças e profissionais). Sendo as crianças parte integrante deste processo, devem ser planeadas estratégias ou mecanismos que promovam o seu envolvimento desde o início, ou seja, a partir do momento de identificação das necessidades e oportunidades.

Educação

11-14 anos de idade

O Jogo das Aparências

A atividade tem como objetivo demonstrar como estereótipos e interpretações subjetivas interferem na comunicação e perceções sobre outra pessoa.

Não discriminação

7-10 anos de idade + 1

Liberdades

A atividade tem como objetivo conhecer as diferentes formas de liberdade e materializar as diferentes formas de liberdade, como instrumento de partilha.

Direitos da Criança

11-14 anos de idade

Manual de Apoio à Prática

O Manual apresenta os fundamentos e experiências práticas de Escolas pelos Direitos da Criança, convidando as comunidades educativas a integrarem esta rede de escolas empenhadas na realização dos direitos da criança.

Educação

3-6 anos de idade + 3

Manual para as Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF – Participação Infantil

Manual que apresenta estratégias e mecanismos para incluir a participação de crianças baseada em direitos nas escolas.

Educação + 1

3-6 anos de idade + 3

A Participação das crianças nas escolas enquanto Direito | Webinar UNICEF Portugal | 06.05.2023

No dia 6 de maio de 2023, a UNICEF dinamizou o webinar sobre a participação das crianças nas escolas enquanto direito permitiu que educadores e professores compreendam a importância de envolverem as crianças nos processos de tomada de decisões e adquiram as competências e conhecimentos necessários para facilitar a sua participação. Deste modo, poderão criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e democráticos que valorizam as vozes e opiniões de todos os alunos, independentemente do seu género, idade, nacionalidade ou cultura. 

Direitos da Criança + 1

Sem Idade

A Participação das crianças nas escolas enquanto Direito | Webinar UNICEF Portugal | 03.05.2023

No dia 3 de maio de 2023, a UNICEF dinamizou o webinar sobre a participação das crianças nas escolas enquanto direito permitiu que educadores e professores compreendam a importância de envolverem as crianças nos processos de tomada de decisões e adquiram as competências e conhecimentos necessários para facilitar a sua participação. Deste modo, poderão criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e democráticos que valorizam as vozes e opiniões de todos os alunos, independentemente do seu género, idade, nacionalidade ou cultura. 

Direitos da Criança + 1

Sem Idade

A Participação das crianças nas escolas enquanto Direito

O webinar sobre a participação das crianças nas escolas enquanto direito permitiu que educadores e professores compreendam a importância de envolverem as crianças nos processos de tomada de decisões e adquiram as competências e conhecimentos necessários para facilitar a sua participação. Deste modo, poderão criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e democráticos que valorizam as vozes e opiniões de todos os alunos, independentemente do seu género, idade, nacionalidade ou cultura.

Direitos da Criança + 1

Sem Idade

Escolas pelos Direitos da Criança – explicada às crianças e aos jovens

Esta infografia resume o Programa Escolas pelos Direitos às crianças e aos jovens. Explica o que é o programa, o que podem aprender, qual o seu papel, que temas podem ser abordados e em que locais pode acontecer.

Educação

7-10 anos de idade + 1

Concordo ou Discordo

A atividade tem como objetivo debater estereótipos de género e valorizar o respeito entre todos.

Não discriminação

11-14 anos de idade + 1

Segurança digital, ação real

Esta atividade permite aprofundar o conhecimento sobre segurança online e compreender as características e as consequências do ciberbullying. No final, pretende-se que as crianças sejam capazes de reconhecer os diferentes tipos de riscos de segurança cibernética, e de identificar as características, causas e consequências do ciberbullying.

Segurança e paz

11-14 anos de idade + 1

O Clube dos CyberVengers

Esta atividade permite que as crianças reconheçam e explorem alguns dos riscos de segurança cibernética, através de banda desenha e role-play. No final, as crianças identificam alguns riscos online e as regras que os mantém seguros na internet.

Segurança e paz

11-14 anos de idade + 1

Um guia para estar seguro online

Esta atividade aborda alguns dos cuidados necessários para estar seguro online e para proteger os outros. Aqui, as crianças vão utilizar os conhecimentos adquiridos nas atividades 1 e 2 e construir um guia para estar seguro online.  No final, as crianças identificam atitudes e comportamentos que todos devem adotar para estarem seguros online.

Segurança e paz

11-14 anos de idade + 1

Diferentes formas de lidar com o conflito

A atividade tem como objetivo explorar estratégias para lidar com o conflito e incentivar ao alunos a praticar a capacidade de resolução de problemas.

Relacionamento interpessoal

11-14 anos de idade + 1

Declaração da Juventude | Versão completa

A Cimeira sobre a Transformação da Educação é uma oportunidade única para nos unirmos na concretização de um novo caminho para a educação, ouvindo e trabalhando com os jovens, respondendo ao apelo do relatório da Nossa Agenda Comum – uma agenda de ação concebida para acelerar a implementação dos acordos existentes, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Educação + 3

Sem Idade

Transformar a Educação | AMLM 2022/2023

Em 2015, os líderes mundiais concordaram com 17 Objetivos Globais (oficialmente conhecidos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS). Estes objetivos têm o poder de criar um mundo melhor até 2030, pondo fim à pobreza, combatendo a desigualdade e enfrentando a urgência das alterações climáticas.

Educação + 2

3-6 anos de idade + 3

Com a minha opinião, quero mudar a Educação

A atividade «Com a minha opinião, quero mudar a Educação» pretende ser o mote para colocar os alunos e professores a pensar de que forma podem transformar a educação, quer a nível global como nacional e local, de modo a contribuírem para a concretização dos resultados da Cimeira e o envolvimento das crianças na transformação da Educação.

Educação + 2

11-14 anos de idade + 1

Declaração da Juventude (A4)

A Cimeira sobre a Transformação da Educação é uma oportunidade única para nos unirmos na concretização de um novo caminho para a educação, ouvindo e trabalhando com os jovens, respondendo ao apelo do relatório da Nossa Agenda Comum – uma agenda de ação concebida para acelerar a implementação dos acordos existentes, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Educação + 3

Sem Idade

Declaração da Juventude (A3)

A Cimeira sobre a Transformação da Educação é uma oportunidade única para nos unirmos na concretização de um novo caminho para a educação, ouvindo e trabalhando com os jovens, respondendo ao apelo do relatório da Nossa Agenda Comum – uma agenda de ação concebida para acelerar a implementação dos acordos existentes, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Educação + 3

3-6 anos de idade + 3

Dá tu a aula

O Dia Universal dos Direitos da Criança é, para a UNICEF, o dia anual de comemoração da sua ação para crianças e pelas crianças. É o dia em que, no mundo inteiro, crianças e jovens elevam as suas vozes para chamar a atenção dos adultos para a criação de um futuro melhor #ParaTODASasCrianças.

Educação + 2

7-10 anos de idade + 1

Transformar a Educação

Ao realizar este inquérito para os alunos, esperamos poder descobrir o que é que pensam sobre a educação, qual o seu objetivo e propósito, bem como as suas aspirações para o futuro.

Educação + 2

7-10 anos de idade + 2

Sê um Fact-Ativista!

A educação mundial está em crise. Muitas crianças estão impedidas de frequentar a escola e de desenvolver capacidades necessárias ao mundo moderno. Precisamos de todos para apoiar os alunos a compreenderem esta crise e partilharem as suas opiniões.

Educação + 2

7-10 anos de idade + 2

Plano de Ação

O Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF Portugal visa capacitar os adultos e as crianças para atuarem e viverem os Direitos da Criança no dia-a-dia. Pretende-se que as crianças possam ter oportunidades para desenvolverem valores como tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, num ambiente seguro e de relações de respeito. 

Direitos da Criança

Sem Idade

CDC e Abordagem pelos Direitos

O Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF Portugal visa capacitar os adultos e as crianças para atuarem e viverem os Direitos da Criança no dia-a-dia. Pretende-se que as crianças possam ter oportunidades para desenvolverem valores como tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, num ambiente seguro e de relações de respeito. 

Direitos da Criança

Sem Idade

Metodologias Participativas

O Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF Portugal visa capacitar os adultos e as crianças para atuarem e viverem os Direitos da Criança no dia-a-dia. Pretende-se que as crianças possam ter oportunidades para desenvolverem valores como tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, num ambiente seguro e de relações de respeito. 

Direitos da Criança + 1

Sem Idade

Saúde Mental – a escola como lugar seguro

A UNICEF Portugal disponibiliza um conjunto de orientações para a promoção da saúde mental no espaço escolar, reforçando que os professores estão entre as pessoas mais influentes na vida dos jovens, com enorme potencial para dar o seu contributo positivo para a promoção e proteção da saúde mental.

Educação + 2

7-10 anos de idade + 2

Na minha escola

Como podem as crianças contribuir para tornar a educação mais equitativa e de qualidade? Esta atividade faz parte de um conjunto de quatro, que podem ser realizadas em sequência ou de forma isolada. O objetivo geral deste conjunto de atividades é empoderar as crianças e os jovens a serem protagonistas na resposta à crise mundial na educação.

Educação

7-10 anos de idade + 1

O que eu gosto

A atividade tem como objetivo identificar os temas de interesse para futuras sessões ou atividades do programa.

Participação

3-6 anos de idade + 1

Ministro da Educação do Mundo

Como podem as crianças contribuir para tornar a educação mais equitativa e de qualidade? Esta atividade faz parte de um conjunto de quatro, que podem ser realizadas em sequência ou de forma isolada. O objetivo geral deste conjunto de atividades é empoderar as crianças e os jovens a serem protagonistas na resposta à crise mundial na educação.

Educação

7-10 anos de idade + 1

Escola para todos

Como podem as crianças contribuir para tornar a educação mais equitativa e de qualidade? Esta atividade faz parte de um conjunto de quatro, que podem ser realizadas em sequência ou de forma isolada. O objetivo geral deste conjunto de atividades é empoderar as crianças e os jovens a serem protagonistas na resposta à crise mundial na educação.

Educação

7-10 anos de idade + 1

Orientações para a prevenção do abandono escolar

Como podemos contribuir para tornar a educação mais equitativa e de qualidade? A UNICEF Portugal disponibiliza um conjunto de orientações para a prevenção do abandono escolar e apresenta sugestões sobre como contribuir para travar este problema social, enquanto professores, educadores ou outros profissionais educativos.A Educação para todas as crianças tem de se tornar uma realidade.

Educação

7-10 anos de idade + 2

Regressamos juntos

Ao regressar às aulas para um novo ano letivo, esta atividade convida as crianças e os jovens a identificarem e valorizarem os diferentes intervenientes na sua comunidade escolar, levando-as a compreender a importância de relações interpessoais positivas para uma escola com ambiente harmonioso, promotor do bem-estar.

Educação + 1

3-6 anos de idade + 3

Na sala da Maria

O direito à alimentação, à saúde ou à educação são tema de conversa na sala da Maria.Este vídeo apresenta, de forma lúdica e pedagógica, os Direitos da Criança e como estes podem ser vividos no dia-a-dia. O vídeo termina com um jogo sobre os direitos humanos, para os educadores que queiram aprofundar este trabalho.

Direitos da Criança

3-6 anos de idade

UNICEF – A situação na Ucrânia

A guerra na Ucrânia causou um impacto devastador na vida e no bem-estar das crianças e das famílias. A exposição prolongada a cenários de conflito tem impacto imediato e a longo prazo na saúde das crianças e no seu desenvolvimento. Mulheres e crianças correm o risco de violência baseada no género quando fogem das suas casas em busca de abrigo – quer no interior, quer no exterior do país.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Respeito

Esta atividade leva crianças e jovens a refletirem sobre o que é o «respeito», e sobre atitudes e comportamentos reveladores de respeito para consigo e para com os outros.

Direitos da Criança

7-10 anos de idade + 1

Vamos falar de Paz

Esta atividade alerta e sensibiliza a comunidade educativa para a situação delicada que as crianças ucranianas e russas, que estão em Portugal, possam estar viver devido ao conflito entre os dois países.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Atividades Solidárias – A nossa escola apoia a UNICEF

Este recurso sugere várias atividades solidárias que podem ser desenvolvidas pelas escolas, que possam contribuir para a ajuda humanitária e a proteção às crianças e famílias da Ucrânia.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Children as part of the solution in ending violence

Violence against children: a child-friendly version of the 2022 report to the Human Rights Council

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

A violência escondida

Atividade que tem como objetivo sensibilizar para a violência contra as crianças, que está muitas vezes escondida e incentiva à demonstração de empatia entre crianças.

Refugiados e migrantes

7-10 anos de idade + 1

Falar sobre conflitos com crianças

Mais do que nunca, é urgente educar para a paz e estar disponível para ouvir e apoiar as crianças e os jovens. Conheça as 5 sugestões da UNICEF.

Segurança e paz

3-6 anos de idade + 3

Teia de conflitos

A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre as atitudes e as emoções associadas a situações de conflito e incentivar comportamentos de paz e respeito para com os outros.

Segurança e paz

7-10 anos de idade + 2

Exploradores dos ODS

Esta atividade apresenta 3 sugestões para se explorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as crianças.

A Maior Lição do Mundo – ODS

11-14 anos de idade

Torna-te um agente pelo clima!

Esta atividade convida à reflexão a respeito da urgência e importância de se aprender sobre a crise climática e ambiental para se incrementar ações de mudança.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

A história de Sofia – o que farias?

A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a influência do grupo e o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de argumentar e interagir com tolerância e empatia em contextos de partilha e colaboração.

Relacionamento interpessoal

11-14 anos de idade

A história de Malak

A atividade tem como objetivo apresentar a história de crianças que fogem da guerra e aprofundar atitudes e comportamentos assentes na solidariedade para com os outros, tolerância, respeito e diversidade cultural.

Refugiados e migrantes

11-14 anos de idade

Cuidar da nossa saúde

A atividade tem como objetivo identificar formas de como é que se pode cuidar da nossa saúde no dia a dia.

Saúde e Bem-estar

3-6 anos de idade + 1

A caixa dos temas

A atividade tem como objetivo identificar as áreas de interesse e preocupação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de análise, diálogo, negociação, planeamento e tomada de decisão.

Participação

7-10 anos de idade + 2

Bullying – o que é que podemos fazer?

A atividade tem como objetivo debater o bullying e o papel de cada um e de toda a escola na criação de espaços seguros para todos.

Segurança e paz

11-14 anos de idade + 1

Questões de género

A atividade tem como objetivo debater estereótipos de género e valorizar o respeito entre todos.

Não discriminação

11-14 anos de idade + 1

Objetos e Pessoas: preconceito e discriminação

A atividade tem como objetivo incentivar a atitude crítica relativamente a formas de discriminação na sociedade e incentivar o respeito e valorização pela dignidade humana.

Não discriminação

11-14 anos de idade + 1

A árvore da família

A atividade tem com objetivo refletir sobre o conceito de família e reconhecer e valorizar a diversidade familiar e as suas várias formas.

Família

7-10 anos de idade + 2

Reconhecer as emoções

A atividade tem com objetivo abordar a importância das emoções e a capacidade das crianças reconhecerem, expressarem e gerirem emoções.

Emoções

11-14 anos de idade

Jogo da autoestima

A atividade tem com objetivo abordar a importância das emoções e a capacidade das crianças reconhecerem, expressarem e gerirem emoções.

Emoções

15-18 anos de idade

A interdependência dos direitos

A atividade tem como objetivo introduzir os direitos da criança e demonstrar como estes estão relacionados e são interdepententes.

Direitos da Criança

7-10 anos de idade

A escola dos nossos sonhos

A atividade tem como objetivo explorar o trabalho em grupo e incentivar a reflexão crítica e a partilha de ideias sobre os espaços que rodeiam a criança.

Educação

3-6 anos de idade + 3

A Maior Lição do Mundo – Alterações Climáticas

Lançando um apelo para a ação de todos na construção de um mundo mais sustentável, este vídeo apresenta o impacto nefasto das alterações climáticas no planeta.

A Maior Lição do Mundo – ODS

3-6 anos de idade + 3

A Maior Lição do Mundo | UNICEF

Os vídeos aqui apresentados reflectem sobre a Agenda 2030 das Nações Unidas, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Visam sensibilizar para as várias dimensões do desenvolvimento sustentável.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

Escuta! Explora o Direito da Criança a ser Ouvida e a ser tida em Conta a sua Opinião

A atividade vem demonstrar que ouvir e escutar atentamente os outros é essencial para a concretização dos direitos das crianças e para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Direitos da Criança + 1

7-10 anos de idade + 1

“Nós adoramos o nosso Planeta”

Esta atividade convida as crianças a participarem num projeto artístico para representarem a sua preocupação pela natureza e a partilhá-la com a comunidade.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

“Não ao desperdício!”- Reutilizar recursos

Conduzindo à compreensão do conceito de sustentável, a atividade permite identificar o que são recursos renováveis e não renováveis.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

“Pensa mais Alto” – Ação Coletiva pelo Clima

Esta atividade demonstra o papel que as crianças podem desempenhar numa Ação Coletiva pelas alterações climáticas, incentivando-as a desenvolver e a apoiar atividades pela defesa do clima.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

Aprender em Segurança – atividade 1

Atividade que demonstra a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Convenção sobre os Direitos da Criança, no que diz respeito à proteção das crianças contra todas as formas de violência.

Segurança e paz + 1

7-10 anos de idade + 1

Aprender em Segurança – atividade 2

A atividade apresenta a importância de um ambiente escolar seguro, trazendo para debate o papel e o envolvimento dos vários elementos da comunidade na construção e manutenção de espaços seguros para todos.

Segurança e paz + 1

7-10 anos de idade + 1

“O peixe que não queria ir à Escola”

A atividade promove a reflexão sobre as vantagens do trabalho em equipa e cooperação, despoletando a reflexão sobre a relação entre direitos e responsabilidades.

Educação + 1

7-10 anos de idade + 1

Quero ir à Escola

Promovendo a reflexão sobre os Direitos da Criança, a atividade destaca a importância da educação, sensibilizando para as diferentes condições e acesso à educação.

Educação + 1

7-10 anos de idade + 1

Da ideia à ação dos ODS

A atividade explora as consequências das alterações climáticas na vida de milhões de crianças e jovens destacando o papel de cada criança e jovem na construção de um mundo mais sustentável.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

A relação entre os problemas globais

A atividade explora as consequências das alterações climáticas na vida de várias crianças e jovens e conduz à reflexão sobre alguns dos problemas que afetam milhões de crianças e jovens.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

O Impacto das Alterações Climáticas

Esta atividade apresenta um conjunto de histórias de crianças e jovens que relatam o impacto de catástrofes naturais nas suas vidas e algumas das soluções encontradas para responder às ameaças e promover a resiliência das comunidades.

A Maior Lição do Mundo – ODS

11-14 anos de idade

Ação Coletiva pelos ODS

Ressaltando a importância do trabalho cooperativo para se alcançar os Objetivos Globais, esta atividade leva ao conhecimento dos ODS e à criação de ideias que contribuam para o desenvolvimento global.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

O Impacto da Poluição

Esta atividade permite conhecer diferentes tipos e fontes de poluição, apela à redução da poluição promovendo uma mudança de atitudes e comportamentos centrados na preservação do ambiente.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

A Energia e os ODS

A atividade mostra a importância da energia na qualidade de vida das pessoas e a relação entre energia e a redução da pobreza, fomentando a reflexão sobre o papel de cada pessoa na redução da pobreza.

A Maior Lição do Mundo – ODS

11-14 anos de idade

Porque é que há crianças que não vão à Escola?

A atividade explora os obstáculos na vida de algumas crianças que não podem frequentar a escola e sensibiliza para circunstâncias de vida variadas que impedem milhares de crianças de ir à escola.

Educação + 1

11-14 anos de idade

A Sustentabilidade ambiental

A atividade contribui para o conhecimento e interpretação do conceito de sustentabilidade, enquanto consciencializa para a importância de se adotar estilos de vida mais sustentáveis.

Educação + 1

7-10 anos de idade + 1

A educação pode transformar o mundo

A atividade vem salientar a importância da educação para o desenvolvimento do mundo e para o combate às desigualdades, alertando que nem todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades.

Educação + 1

7-10 anos de idade + 1

Os Objectivos Globais

Atividade que vem despertar o interesse das crianças e jovens para as questões globais do desenvolvimento, apresenta os objetivos globais e ressalta a importância destes para o desenvolvimento sustentável.

A Maior Lição do Mundo – ODS

7-10 anos de idade + 1

Todos temos direitos

Este vídeo aborda os Direitos da Criança de uma forma educativa e divertida. É destinado a todas as crianças, especialmente às crianças mais pequenas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, mas espera-se encantar e cativar todas as crianças, assim como todas as pessoas que o assistam!

Educação + 6

3-6 anos de idade + 1

Todos temos direitos | Língua Gestual Portuguesa

Este vídeo aborda os Direitos da Criança de uma forma educativa e divertida. Esta versão apresenta a interpretação em Língua Gestual Portuguesa. É um vídeo destinado a todas as crianças, especialmente às crianças mais pequenas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, mas espera-se encantar e cativar todas as crianças, assim como todas as pessoas que o assistam!

Educação + 6

3-6 anos de idade + 1

Conhece os teus direitos com a UNICEF

Por todo o mundo, os direitos de milhões de crianças são violados – incluindo em Portugal onde também acontecem violações dos Direitos da Criança. Neste vídeo, destinado a jovens e adolescentes, o Tomás aborda o tema dos Direitos das Crianças, focando-se em alguns temas que achou por bem destacar – e se mais tempo tivesse para falar, mais ideias partilharia connosco.

Educação + 6

11-14 anos de idade + 1

Desdobrável da Convenção sobre os Direitos da Criança

Desdobrável ilustrativo dos Direitos da Criança que apresenta os vários artigos da Convenção numa linguagem simples e clara destinada a todas as crianças.

Educação + 10

3-6 anos de idade + 3

Poster da Convenção sobre os Direitos da Criança

Poster ilustrativo dos Direitos da Criança que apresenta os vários artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança numa linguagem simples e clara destinada às crianças.

Educação + 10

3-6 anos de idade + 3

Convenção sobre os Direitos da Criança

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) é o documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças.

Educação + 10

3-6 anos de idade + 3

Registe-se para aceder a conteúdos exclusivos.

O registo e conteúdos exclusivos são gratuitos.