
Cuidar da nossa saúde
A par com os cuidados de saúde primários e com medidas de prevenção, a educação tem um papel ativo na aquisição e reforço de conhecimentos essenciais à manutenção de um estilo de vida saudável. A saúde e bem-estar das crianças é, portanto, uma meta para educadores e professores em parceria com familiares e profissionais de saúde. Sendo a infância e a adolescência a fase mais crítica e sensível da vida para a aquisição de hábitos saudáveis, é fundamental trabalhar com eles esta temática — sobretudo porque a perceção que têm sobre a sua própria saúde é um indicador importantíssimo para a definição de estratégias de promoção de saúde infantil.
Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (artigo 24.º), todas as crianças têm direito a gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos, pelo que nenhuma criança deve ser privada do acesso a serviços de saúde. A CDC reconhece, ainda, à criança o direito de ser protegida contra atos capazes de comprometer a sua educação, prejudicar a sua saúde ou o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social.
Estas atividades constituem ações de literacia em saúde e visam promover, nas crianças, o reconhecimento da saúde como direito fulcral para o seu desenvolvimento.
Registe-se para aceder a conteúdos exclusivos.
O registo e conteúdos exclusivos são gratuitos.
Iniciar Sessão / RegistoRegiste-se para aceder a conteúdos exclusivos.
O registo e conteúdos exclusivos são gratuitos.
Iniciar Sessão / Registo