Teia de conflitos
A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre as atitudes e as emoções associadas a situações de conflito e incentivar comportamentos de paz e respeito para com os outros.
O conjunto de atividades do bloco «Segurança e paz» visa despertar a consciência de que são ainda muitas as crianças que veem os seus direitos desrespeitados. A Convenção sobre os Direitos da Criança consagra que as crianças têm direito «à proteção contra todas as formas de violência física ou mental, dano ou sevícia, abandono ou tratamento negligente, maus-tratos ou exploração, incluindo a violência sexual».
A violência constitui um fenómeno complexo que se desenrola de forma particularmente dramática nas crianças e nos jovens, pelas repercussões negativas no seu crescimento, desenvolvimento, saúde, bem-estar, segurança, autonomia e dignidade. Pode causar sequelas físicas, cognitivas, afetivas e sociais, irreversíveis. Portanto, é imperativo debater o problema e despertar a consciência dos mais novos para as consequências devastadoras que a violência em geral, e o bullying em particular, tem sobre as crianças e os jovens.
Registe-se para aceder a conteúdos exclusivos.
O registo e conteúdos exclusivos são gratuitos.
Iniciar Sessão / Registo