A história de Sofia - o que farias?

Relacionamento interpessoal

11-14 anos de idade

A história de Sofia - o que farias?

A história de Sofia – o que farias?

A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a influência do grupo e o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de argumentar e interagir com tolerância e empatia em contextos de partilha e colaboração.

O conjunto de atividades do bloco «Relações Interpessoais e Colaboração» visa incentivar o desenvolvimento de comportamentos de cooperação, para que as crianças reconheçam a importância da pertença a um grupo e da aceitação das diferenças, bem como desenvolvam atitudes de partilha, tolerância e cooperação, essenciais no percurso de construção da sua autoestima e da sua personalidade.

Um foco temático deste bloco é a «amizade», por se tratar de uma forma privilegiada de interação, extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Além de ser promotora de inclusão, a amizade potencia a aquisição de estratégias de resolução de conflitos e de gestão de frustrações, que se afiguram essenciais para que as crianças se tornem adultos generosos, igualitários e confiantes. O objetivo é gerar nas crianças, noções, conhecimentos, habilidades, emoções, vivências, sentimentos que lhes permitam viver as suas amizades com harmonia, compreensão e respeito.

Registe-se para aceder a conteúdos exclusivos.

O registo e conteúdos exclusivos são gratuitos.